-
Crescimento do PIB no Brasil é de 1,9% no primeiro trimestre; agropecuária foi a grande impulsionadora
-
PIB no Brasil teve um crescimento de 1,9% no primeiro trimestre, agropecuária teve um avanço de 21,6% no período, maior alta desde 1996.
- Por Camilla Ribeiro
- 01/06/2023 22h13 - Atualizado há 1 ano
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,9% no primeiro trimestre desse ano, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (1º).
Esse crescimento é calculado em comparação com os três meses anteriores, o PIB totalizou R$2,6 trilhões no trimestre.
A agropecuária teve um grande destaque apresentando uma alta de 21,6% no período, maior alta desde o quarto trimestre de 1996.
O PIB teve um crescimento de 4,0% em relação ao mesmo trimestre de 2022. No que diz respeito aos quatro trimestre em março 2003 a alta foi de 3,3% comparando com as quatro trimestres anteriores.
O crescimento do PIB bem acima das projeções do mercado. Além do crescimento da agropecuária, o setor de serviços também teve destaque, com variação positiva de 0,6%, o setor industrial teve baixa de 0,1%.
PIB 1º trimestre
- Agropecuária: a alta de 21,6%
- Serviços: alta de 0,6%
- Indústria: baixa de 0,1%
- Consumo das famílias: alta de 0,2%
- Consumo do governo: alta de 0,3%
- Investimentos: baixa de 3,4%
- Exportações: baixa de 0,4%
- Importação: baixa de 7,1%
O crescimento do Agro
Apesar das projeções no crescimento da agropecuária apresentarem uma alta, as expectativas eram bem mais abaixo do resultado obtido.
O crescimento no trimestre foi de,21,6% já na comparação anual esse mesmo crescimento foi de 18,8%. Alguns especialistas apontava uma alta de 14% ao ano.
De acordo com o IBGE, a agropecuária tem um peso de aproximadamente 8% sobre a economia todo país.
A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, sinalizou que problemas com o clima impactou de forma negativa o setor agropecuário no último ano e aponta um uma safra recorde de soja, com avanço de mais 24% na produção.
“A safra da soja é concentrada no primeiro semestre do ano. Ao compararmos o quarto trimestre de um ano ruim com um primeiro trimestre bom, observamos esse crescimento expressivo da Agropecuária", disse.
Crescimento no setor de serviços
O setor de serviços também teve um desempenho positivo no primeiro trimestre, cresceu 0,6% em comparação ao trimestre anterior, com alta de 0,2% em comparação com o trimestre, revelando que houve uma aceleração no começo do deste ano.
Alguns serviços que obtiveram destaque:
- Transporte: alta de 1,2%
- Atividades financeiras: alta de 1,2%
- Informação e comunicação: queda de 1,4%
- Comércio: alta de 0,3%
- Atividades imobiliárias: alta de 0,3%
Queda do setor industrial
A indústria teve um recuo de 0,1% no primeiro trimestre. O segmentos industriais que apontaram um resultado negativo foi a indústria de transformação (que transforma matéria-prima em produtos), apresentou queda de 0,6% e a indústria de construção, com baixa de 0,8%.
Alguns segmentos industriais tiveram um crescimento, por exemplo, a indústria extrativa e o grupo de eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos.
"A queda na Indústria de Transformação foi influenciada pelas quedas de bens de capital e bens intermediários, enquanto a Atividade de Eletricidade e água, gás, esgoto, atividades de gestão de resíduos subiu 6,4%, visto que estamos em um momento de boas condições hídricas, sem escassez", informou Rebeca.